Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2019

Escritor por SindResBar
12/11/2019

Para celebrar a diversidade existente na cozinha paulistana, a Câmara Municipal de São Paulo criou o troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia. Por meio dos Decretos Legislativos 81/1997 e 16/2002 o evento – que nasceu na ABRESI (Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo) e foi ratificado pelo Conselho de Consulês de São Paulo – premia desde 1997 os melhores trabalhos jornalísticos produzidos sobre a gastronomia paulistana. Para concorrer os inscritos deverão ter trabalhos divulgados sobre gastronomia, relativos ao período de 22 de setembro de 2018 a 23 de setembro de 2019.

Este ano o prêmio será concedido em doze categorias: Reportagem publicada em jornal editado no Brasil; Reportagem publicada em revista editada no Brasil; Reportagem difundida por emissora de rádio; Reportagem difundida por emissora de televisão (canais abertos e fechados); Reportagem escrita difundida pela internet; Reportagem em formato vídeo difundida pela internet; Reportagem em formato áudio difundida pela internet; Foto publicada em jornal, revista ou na mídia eletrônica; Guia – impresso ou eletrônico – com indicações da gastronomia na Cidade de São Paulo; Programa de televisão especializado em gastronomia; Revista de gastronomia, incluindo as publicadas por sindicatos e associações do setor; Trabalho Acadêmico – trabalhos acadêmicos sobre o tema “Gastronomia na Cidade de São Paulo” elaborados por estudantes de cursos superiores de Turismo, Gastronomia, Hotelaria, Jornalismo, Rádio, TV e Internet.

A comissão julgadora é composta por membros da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia. Os vencedores serão anunciados durante Sessão Solene que será realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no dia 25 de setembro a partir das 19hrs.

De acordo com Paulo de Paula, coordenador da premiação e assistente técnico da área de eventos institucionais da Câmara Municipal de São Paulo, “esse ano além da mesa contar com a presença do vereador Rodrigo Goulart, presidente da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia; de representantes das principais associações e sindicatos de São Paulo, teremos a presença ilustre dos chef’s Lee e Danielle Dahoui, que irão compor a mesa e homenagear os ganhadores”. Sobre a importância do prêmio, Paulo foi enfático “É o momento de celebrar a diversidade culinária que temos em nossa cidade, e oferecer reconhecimento aos profissionais que têm se dedicado em divulga-lá”, finaliza.

Para saber mais consulte o regulamento aqui.

História do Prêmio

O Troféu Gastronomia da CMSP foi criado em 1997, pelo Decreto Legislativo 81/1997, a partir de projeto dos vereadores Aldaíza Sposati, Aurélio Nomura, Miguel Colasuonno, Antonio Goulart e Mohamad Said Mourad.  Cinco anos depois, a norma foi atualizada pelo Decreto Legislativo 16/2002, de autoria da Comissão Extraordinária Permanente de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia. A premiação surgiu após uma ação da Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), que, em parceria com a Câmara, criou para a cidade de São Paulo o título de Capital Mundial da Gastronomia.

Em 1995, a Associação e a CMSP criaram um grupo de trabalho para decidir as estratégias para dar o título ao Município. A partir daí, a Abresi montou uma comissão formada por representantes oficiais de 40 países e 10 entidades internacionais, que estudaram as cozinhas representadas em suas respectivas capitais. O trabalho da comissão apontou que as cozinhas de 43 países estavam representadas na cidade de São Paulo – atualmente esse número já ultrapassa os 51.

Durante um congresso da Abresi, em 1997, a comissão outorgou o título a São Paulo e também às cidades de Nova York, Tóquio, Roma, Madri, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires, além de Paris, como hors-concours. De todas as homenageadas, segundo a entidade, São Paulo é a cidade que possui o maior número de cozinhas internacionais representadas.